Festival da Sardinha: gastronomia e cultura em Cascavel

O Festival da Sardinha é uma iniciativa realizada pela Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc). Acontece na Praça do Sardinhão, localizada na via que liga as praias de Caponga e Águas Belas. O evento, que une gastronomia e cultura, ajuda na capacitação e no crescimento local, pois é um dos mais importantes para a economia da cidade, tanto para o comércio como para o setor hoteleiro. Além disso, garante visibilidade para região. Você tem uma grande chance de ganhar muitos prêmios em jogos de casino gratis para jogar e é tudo graças a nós!

Durante o festival, o público tem a oportunidade de participar de uma experiência gastronômica com uma variedade de pratos feitos a partir da sardinha, um pescado saboroso, com alto valor nutritivo e baixo custo. Além disso, nos anos anteriores, o concurso de desenho do festival foi um dos principais destaques da programação. Ele é realizado com alunos de escolas públicas e privadas da região da Caponga, em Cascavel e inclui estudantes dos ensinos fundamentais I e II.

Loteamento Villa Cascavel - Festival da Sardinha

Na última edição do evento, realizada em dezembro de 2019, o público conferiu 20 estandes, com mais de 30 receitas de sardinha feitas por chefs nativos, desde petiscos até prato principal. Além disso, o festival também contou com a participação de artistas como Mary Bethânia, Forró Brasileiro, Kátia Cilene, Banda Dona Zefinha, Renno, Mara Pavanelly, Toni Garrido e Banda e Benjamim Torres.

O Festival da Sardinha tem seus valores pautados em ações sociais, incentivo às artes, preservação ambiental e capacitações. Como pré-requisito para se tornar um expositor no evento, além de ser da região, é preciso participar das oficinas de Qualidade em Atendimento, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, bem como Culinária a Base de Sardinha e Frutos do Mar. Todas as capacitações são realizadas em parceria com o Sebrae, Senac e Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC).

A pesca da sardinha na região

A sardinha, protagonista do festival gastronômico e principal ingrediente utilizado pelos chefes de cozinha do evento, é um peixe encontrado facilmente no litoral de Cascavel, principalmente entre os meses de junho e setembro. Nessa época do ano, muitas famílias se unem para receber os paquetes (pequenas embarcações utilizadas na pesca da sardinha) na volta do mar.

A Praia da Caponga, em Cascavel, é considerada o maior porto pesqueiro de jangadas artesanais do Ceará, com um quilômetro de litoral. Segundo o presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel, Mamede Rebouças, que também é idealizador do festival, são pescados, por mês, 20 mil quilos de sardinha.

Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o empreendimento VILLA CASCAVEL acesse os links abaixo:

Montenegro Urbanismo
PortugueseEnglishSpanish