Cascavel é um município do litoral cearense, localizado a cerca de 78 km da capital, com uma população estimada em 71.743 habitantes, segundo dados de 2019 do IBGE.
Conheça um pouco da sua história:
Alguns anos após a assinatura de ‘capitulação de Taborda’, que restaurou, com a saída das forças de Matias Bech, o domínio lusitano em terras cearenses, a história de Cascavel registra em 1660 a visita catequética do grande padre Antônio Vieira. À ele deve-se o aldeamento de dezenas de missões de várias tribos indígenas da região. Os dados constam no relatório de 1814 do Governador Luiz Borba Alardo de Menezes.
No Ceará, concentram-se as duas correntes do expansionismo colonizador. São estas a pernambucana ou de sertão de fora e a baiana ou de sertão de dentro. Estas correntes se deram por todo o Nordeste à procura de novos campos para a criação de gado.
Em 1690, o alferes Manuel Correia de Souza, bem como seus ajudantes Manuel Gomes de Oliveira e Manuel Rodrigues Bulhões, tiraram uma data de sesmaria de três léguas para cada um na região que se estende dos confins da várzea de Goiaí para baixo do rio Choró.
Em 1710, o sargento-mor Manuel Rodrigues da Costa iniciou os trabalhos da construção da pequena capela de Nossa Senhora do 6. Na ocasião emprestou valiosa ajuda financeira constante de doação do terreno, cabeças de gado e aquisição, em Lisboa, das imagens de Nossa Senhora do 6, de Santo Antônio e de Santa Luzia. Na fértil região dos tabuleiros, tão propícia ao cultivo da mandioca e da cana-de-açúcar, nasce um pequeno núcleo populacional. Este povoado se tornou a importante cidade de Cascavel.
O distrito teve seu nome oficializado pelo Decreto de 04-09-18323 e por Ato Provincial de 18-03-1832. Então, foi elevado à categoria de vila pela Resolução do Conselho do Governo de 05-05-1833. Assim, foi desmembrado dos municípios de Aquiraz e Aracati e elevado à condição de cidade em 17/10/1833.
Hoje, Cascavel é conhecida por suas lindas praias, como a Praia de Barra Nova e Caponga, tornando-se assim uma das opções mais procuradas pelos turistas que visitam o Ceará.
Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o empreendimento VILLA CASCAVEL acesse os links abaixo: